Mangualde - breve apontamento
MANGUALDE
Localizada na Região Centro de Portugal, Mangualde é capital de um concelho cujo território, constituído por 18 Freguesias, ocupa uma superfície de 220,72km
2.
A sua localização geográfica, no cruzamento de importantes vias de comunicação: IP3, A25 e Linha da Beira Alta – principal via de ligação à Europa por caminho de ferro – fizeram de Mangualde uma importante placa giratória de pessoas e bens, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento da Região.
O actual Concelho de Mangualde, outrora Azurara da Beira e o vizinho Concelho de Tavares, é terra antiquíssima. Palco da presença humana desde os tempos do Neolítico, testemunhada pelas Antas da Cunha Baixa e Padrões, foi fortemente romanizado, de acordo com os inúmeros vestígios de ruínas de villae e inscrições. Os vários troços de calçadas romanas e os marcos miliários que povoam o território são prova da sua importância. Foi Fernando Magno, Rei de Leão, quem, na Reconquista Cristã, arrancou o Castelo de Mangualde aos mouros, em 1058. Ainda antes da fundação de Portugal, Dom Henrique e Dona Teresa concederam-lhe Carta de Foral, em 1102.
É a partir do século XVIII com a instituição postos de venda da industria de lanifícios de Gouveia e Covilhã, de feiras e o posterior desenvolvimento da Feira dos Santos que Mangualde reúne as condições necessárias para que nos séculos XIX, com a inauguração da Linha Férrea da Beira Allta, e XX se catapulte para um desenvolvimento económico superior, atraindo investimento, empresas e consequentemente postos de trabalho e fixação das populações.