Carvalha Gorda - Um monumento esquecido?

Em Abrunhosa do Mato não abundam os monumentos históricos, mal se contam pelos dedos de uma mão. E por incrível que pareça quando os havia, mandavam-se destruir, em nome do progresso...
Antes que o progresso faça das suas, aqui por Abrunhosa do Mato, apresento-vos a Sepultura Antropomorfica escavada na Rocha, a única desta localidade. Ao que sei havia outra, nos Vais, mas alguém, no passado, a fez explidir para resgatar o pote das moedas de oiro aí escondidas por uma moira...
Situa-se a meia encosta de um monte, no lugar já referido. Monte granítico no interior de uma mata, onde abundam os pinheiros e a vegetação rasteira. Chega-se lá tomando a estrada que segue de Abrunhosa do Mato para as Contenças de Cima, a 200 metros antes da ponte da Alçaperna, à esquerda. Não nos aparecem aqui vestígios de antigas estruturas, nem espólio de qualquer tipo; apenas este túmulo, isolado. Antropomórfica, simetricamente construída. Cabeça em forma de ferradura, com ressalto, bem diferenciada dos ombros, cujos ângulos são arredondados. Lados curvilíneos, equidistantes de um eixo central. Pés arredondados. Base subindo progressivamente até aos pés.
Mede de 175 cm. Larg Cabeça:27cm; Larg Ombros:47Cm; Larg Meio:40cm; Larg Pés:25cm; Prof cabeça:15cm; prof pés:10cm; prof Meio:21cm. Está orientada de Norte para Sul.
Tipologicamente caracteriza-se por ter uma cabeça tipo E e tronco tipo F. Assim, está-se perante uma sepultura de transição, podendo cronologicamente situar-se no século X.
Não se sabe mais nada sobre este monumento funerário; a quem pertenceu; quem o mandou construir; quem o construiu...
Porém, compete a todos nós cuidar que se mantenha intacto. A Junta de Freguesia, como entidade local capaz de zelar pela preservação do nosso património, deverá, a meu ver tomar a cargo essa tarefa. Pela minha parte, e com a minha preparação técnica sobre a matéria, estou inteiramente disponível para toda e qualquer colaboração. Basta, para tanto, que assim se queira.
PS não tenho foto disponível, segue desenho.
TSFM