Casa de Guimarães de Tavares
Por terras de Guimarães de Tavares, face à Serra da Estrela, existe um solar de uma das famílias mais distintas da região, nele se juntando os apelidos Henriques, Abranches, Cabrais e Soares de Albergaria. Dos possuidores da Quinta encontramos em 1º lugar, e remontando a finais do século XVI, Afonso Martins, "O Sardo". Seu neto, Francisco João Henriques Martins, fidalgo da Casa Real, juntamente com sua mulher, Catarina do Amaral Cabral, instituiram em 1662 o vínculo de Guimarães de Tavares, com capela sob a invocação de S. Bernardo. A esta família vai juntar-se no séc XVIII o apelido Soares de Albergaria, que se mantém até à actualidade.
Depois de transpormos o portão de entrada, encontramos uma bonita casa do séc. XVII de planta em L, despida de quaisquer lavores arquitectónicos e apresentando uma pequena varanda térrea, sustentada por uma coluna simples.
A capela, completamente integrada na composição global, apenas é assinalada por uma cruz esculpida na parte superior da porta, situando-se o sino no muro ao lado. No seu interior existe um belo retábulo de talha dourada de estilo "maneirista" (séc. XVII) e o túmulo do patriarca da família.
Na pilastra lateral da capela destaca-se um escudo em pedra, timbrado com um leão e com as armas dos Henriques, Cabrais e Amarais. in Casas Solarengas no Concelho de Mangualde, Anabela Ramos.