TRANCOSO...Importante Praça Medieval

Durante a conturbada era da Fundação do Reino de Portugal eram várias as cidades do Centro-Norte de Portugal que constituiam importantes bastiões para a sua consolidação. Afonso Henriques foi fundando o Reino ao mesmo tempo que prosseguia com a Reconquista Cristã. Por um lado lutava contra os mouros, em obediência e vassalagem ao Rei de Leão e Castela, Senhor legítimo do Condado Portucalense, na Reconquista do Reino de Leão e Castela, por outro ía arquitectando e fazendo guerras ao mesmo Rei, para assim ir "fabricando" Portugal. Trancoso teve desde cêdo um papel relevante neste cenário medievo. Foi palco de lutas, esteve ora nas mãos de uns ora nas de outros.
Do altaneiro castelo avistam-se outros: Celorico, Linhares, Azurara (Senhora do Castelo), Marialva, Meda, Longroiva, etc...Constituia-se assim uma grande linha de defesa/ataque, de avanço e recuo fundamentais na consolidação de posições geográficas e políticas.
Trancoso é uma vila típicamente Beirã, metida dentro das suas muralhas só nos séculos mais recentes pulou as suas cercas para se expandir.
Terra do poeta, profeta e sapateiro BANDARRA, é acolhedora, mas tal como as negras pedras do castelo é fria, muito fria. O Inverno é muito difícil de suportar por estas paragens...mas, uma vez mais convido os meus amigos leitores e comentaristas a fazer uma visita a Trancoso. Vale a pena, oh se vale...