PENEDONO…e o seu castelo altaneiro

São antiquíssimas as terras de Penedono. A sua ocupação é remota perdendo-se na névoa espessa dos tempos. Desde a Pré-história, até aos muçulmanos, que por aqui ficaram até ao século XI, expulsos por Fernando Magno, Rei de Leão. È do ano de 960 o primeiro documento que fala de Penedono, referido como PENA de DONO, querendo dizer, segundo várias opiniões, PENHA ou Castelo de DONO, sendo DONO um nome pessoal, usual no século X.
O Castelo de Penedono foi palco de diversas batalhas, à semelhança dos castelos desta região do então Reino de Leão, teve vários donos: ora cristãos ou Sarracenos. Intimamente ligado à Reconquista Cristã, constituiu durante muito tempo, a par de Trancoso, Longroiva, entre outros, a linha da frente de longos anos de resistência aos ataques dos seguidores de Maomé.
Nos finais do séc. XII Penedono já pertencia à coroa Portuguesa e foi D. Sancho, o Povoador, quem lhe concedeu Foral no longínquo ano de 1195.
Mais um local do Distrito de Viseu repleto de História e de histórias que merecem ser contadas. Convido os meus amigos a fazerem-lhe uma visita. Verão que vale a PENA…