EX-VOTO de Abrunhosa do Mato
A religiosidade popular é riquíssima nos testemunhos que nos lega. Já desde a Antiguidade que o Homem, prisioneiro de desgraças, doenças e outras situações desesperantes recorre ao divino, em busca de auxílio, de ajuda, de salvação. Efectivamente, o homem, quando colhido pelo desespero recorre ao seu deus predilecto e clama a obtenção de uma graça capaz de resolver aquele problema; em troca, e como forma de pagamento ao deus pela graça obtida, oferece o ex-voto. Os romanos mandavam construir as aras, pequenos altares em pedra, granito ou mármore, consoante o material da região, e aos diversos deuses as dedicavam , cumprindo assim o pagamento da promessa. É velha de séculos, como se vê, mas que perdura, esta relação interesseira de religião. Ao longo da História vários foram os objectos que personalizaram o ex-voto. Actualmente os ex-votos evoluiram para as figuras de cera que se oferecem às santas e santos da devoção pessoal de cada um.
Em Abrunhosa do Mato, na Capela do Senhor do Calvário está este ex-voto, em madeira. Trata-se de um pequeno quadro com uma pintura e que realça bem a gratidão do cavalheiro ao Stº Cristo do Calvário, que lhe salvou a esposa de uma grave doença. Este quadro é também uma preciosa fonte histórica que nos elucida como o homem do século XVIII trajava em Abrunhosa do Mato, bem como dá notas para uma história do mobiliário, etc. Repare-se que a senhora deitada na cama, doente, aparece representada com brincos e um colar...A roupa da cama é certamente a melhor...Pelas roupas trajadas pelo senhor, estamos perante uma família certamente com algumas posses.
A inscrição no fundo do quadro reza assim:
MILAGRE Q. FES O STº CRISTO DO CALVARIO Á MVLHER DE FRANCISCO HENRIQVES DO LVGAR DA ABVRNHOZA DO MATO; LIVERANDOA DE VMA PRIGOZA QVEIXA. ANNO DE 1783.
Não se sabe quem pintou o quadro. Um artista, provavelmente de Abrunhosa do Mato.