Necrópole Medieval de Póvoa de Cervães

No lugar denominado por Cumareiro, logo ao lado da aldeia de Póvoa de Cervães, no concelho de Mangualde, implantada num morro onde o granito impera, protegida pelo matagal existem 5 sepulturas escavadas na rocha. Acede-se ao local através do “Caminho Velho” que é ladeado pela Igreja Paroquial e pelo Cemitério. Passado este recinto corta-se à esquerda. Sensivelmente a 300 metros lá estão os monumentos distribuídos pela vertente sul do monte.
Quando o primeiro estudo foi realizado, pelo autor do Blog e por Luís Gomes, então a realizarem o Levantamento Arqueológico do Concelho de Mangualde, no ano já longínquo de 1985, as sepulturas não evidenciavam qualquer tipo de espólio. Morfológica e tipologicamente são todas antropomórficas, diferenciadas apenas quanto á tipologia das cabeceiras, ombros e pés.
São todas de adulto. Um dos túmulos sobressai relativamente aos outros por ter sido aberto num afloramento rochoso mais elevado. Junto dele encontramos seis pequenas covinhas.
Estamos perante mais um exemplo do nosso rico património histórico-cultural. A sua defesa, preservação e divulgação turística é fundamental. È desta forma que a memória de um povo não se apaga com o tempo.