Gomes Eanes de Azurara...a "velha" escola
Foi neste edifício que em 1975 me matricularam para, uma vez saído da primária da minha aldeia, Abrunhosa do Mato, iniciar a trajectória de estudos que mais tarde viria a culminar na Universidade de Coimbra.
Neste edifício funcionou a secretaria da Escola Preparatória Gomes Eanes de Azurara. É verdade... e muitos dos meus leitores e comentaristas lembram-se bem desta escola, de pavilhões feita, cobertos com, sei lá...chapa de aglomerado...não sei, telha de cerâmica não era. Muitos dos meus leitores e comentaristas por lá passaram, outros lá foram professores.
Hoje, está assim: abandonada, em degradação, com os vidros das janelas partidos, vítimas de "vandalismo" furtuito. A recuperação do edifício a todos nós honraria. Quem deverá proceder a tal restauro? O proprietário, certamente. Mas, quem é o proprietário? O Estado, personalizado em alguma Secretaria de Estado do Ensino? A Autarquia Local? Não sei, não faço ideia. Mas alguém devia meter mãos à obra.
Fala-se tanto na recuperação de escolas, enquanto espaços físicos!... e esta, não tem a honra de se ver contemplada?
Envergonha Mangualde, que se quer uma cidade limpa: no chão e nas paredes e fachadas arquitectónicas. Este Edifício é Património Cultural da Cidade de Mangualde, do Concelho de Mangualde. É Património de muitas gerações de estudantes que hoje ajudam a construir este país...
Fica um apelo: responsáveis políticos, façam algo...