NEOARQUEO
04 janeiro 2011
  25 de Abril...

Viva o 25 de Abril, a liberdade, a Democracia, a Fraternidade e muitos outros "items" que já vêm da Revolução Francesa.
Abaixo a libertinagem, a democracia que ainda falta, a fraternidade que ainda não chegou e viva o 25 de Abril também porque aqui na Abrunhosa do Mato é dia de São Marcos e bebem-se umas cervejas porrreiras e comem-se uns tremoços bem saborosos e não tem que se gritar qualquer palavra de ordem seja revolucionária ou não, basta ir à capela e ter sorte de ver os pastores (poucos) levarem lá as ovelhas e elas, desenfreadamente correndo à volta do bonito templo, amansam; amansam de uma fúria que afinal não existe...
Por tudo isto e por outras coisas que agora não me ocorrem viva o 25 de Abril, até porque na altura, em 74, eu tinha 10 anos e quem me deu a notícia de tal facto foi o Sr. Almeida, o avô da Fatinha e do Carlinhos...e eu fiquei sabedor de uma notícia que, no momento para mim, não teve grande impacto. a não ser a própria notícia em si.
Mas, mais tarde, já em pleno gozo de conhecimentos sociais e históricos adorei saber que o 25 de Abril calou o pio a um punhado de "iluminados" que gozavam de carta branca do antigo regime, o do Botas, e que a seu belo prazer punham e dispunham da vida dos outros.
Viva o 25 de Abril, pois sem ele não teria havido retornados, pese embora a descolonização tenha sido uma atrocidade, mas sem os retornados eu não teria conhecido a minha esposa.
Viva o 25 de Abril, nem que mais não seja só por isto.

PS Este Post foi transferido para data posterior por questões técnicas.


 
<$Comentários$>:
Meu amigo tu tens um motivo válido para gostares de 25 de Abril de 74 - Conheceres a tua esposa.
Acredita que não terás muitos mais, pois como dizes "o 25 de Abril calou o pio a um punhado de "iluminados" que gozavam de carta branca do antigo regime, o do Botas, e que a seu belo prazer punham e dispunham da vida dos outros."
E Hoje? Achas que as coisas mudaram para melhor??
Onde está a ordem? a disciplina? Continauamos entregues a um punhado de pseudoiluminados que rodam o pder entre si...
Diria o falecido Alfredo Miranda antes de beber um "Calece d´ela" - -Era Voltar o Salazar... Para por ordem nisto.
Eu acredito que as pessoas possam ser muito mais felizes se lhe for ocultada a sabedoria e o conhecimento (estratégia do Estado Novo). Se leres o livro dos Geneses a mensagem é mesmo essa... A partir do momento em que Adão e Eva adquiriram o conhecimento largaram o paraíso.
Viva o 25 de Novembro.
 
Viva o 25 de Abril, tanto mais não seja para permitir estes desabafos!
 
Como "retornado" eu proprio, nao terei muito que orgulhar-me nem de vitoriar a "exemplar" descolonizacao, desencadeada pela revolucao!
Ja quanto as liberdades e democracia so tenho que congratular-me com elas!
Viva o 25 de Abril e o dia de S. Marcos principalmente!

Um abraco de amizade dalgodrense.
 
eu gosto do 25 de abril é feriado e eu costumo trabalhar
 
Já não gosto, nem desgosto do 25 de abril...lutei por ele com todas as forças da minha juventude! A vida do país mudou como do dia para a noite - mas estas conquistas democráticas não foram nem são nada daquilo que eu sonhava...enfim desilusões...
 
Já tanto se disse e desdisse em nome do 25 de Abril de 1974 que eu, lutador dos tempos duros do PREC, a ver se esta coisa não descambava, só tenho uma coisa a declarar:
Já não sei que dizer mais acerca do 25 de Abril.
Conquistas:
Falo, mas ninguém me ouve
Grito e o eco devolve-o
A vida está melhor, muito melhor, SÓ PARA ALGUNS
Posso continuar a gritar VIVA o 25 de ABRIL. E daí?
O Zeca Afonso é que tinha razão:
"Eles comem tudo e não deixam nada".
António
 
VIVA o 25 de ABRIL.
Nos últimos tempos parece que muita gente já o esqueceu. Falo dessa maioria rosinha agora alaranjada, que penso também teres ajudado a eleger, que têm feito de nós gato-sapato (não dos do botas) e que a mim só têm tirado o pão da boca.
Quando houver eleições tudo farei para lhes mostrar a minha profunda gratidão.

Um abraço
Alex
 
Alex, olha que eles, sejam de que côr forem, são todos iguais, uns apensas piores que outros. Que não te passe pela cabeça qualquer tipo de ilusão...
Já lá andei muitos e longos anos...sei do que falo...
Agora que estes rosinhas alaranjaados têm feito coisa más , têm...mas também já meteram muitos privilegiados na ordem. A começar por "ordenar" os F Publicos que eram, e ainda são, por isso estrebucham, portugueses de primeira e eu que sempre trabalhei na F Privada era português de segunda...Fora todas as demagogias, que nós já não tenmos idade para esssas merdas, sabes bem do que estou a falar.
 
Tavares

Até posso concordar contigo quando consideras que partidos ou políticos são todos iguais pois apesar de não o serem às vezes até parecem. Já que este governo tenha "ordenado" a privilegiada Função Pública dos portugueses de 1ª - deve ser para rir.
Pura demagogia. Estás embarcado em tangas em tons de rosa alaranjada, cujo fim único é dividir para reinar. Como por exemplo: tentar denegrir a imagem da FP, enfraquecer a sua posição e fazer as “ordenanças” a seu bel-prazer com o mínimo de contestação.

Devo lembrar-te que quando há “défice2” são sempre os funcionários púbicos que estão na primeira linha para a pagar. Mas a grande maioria da FP é remunerada por uma tabela que esteve congelada durante 5 anos dos últimos 10 e há 8 consecutivos tem tido aumentos inferiores à inflação. A esses sim – são verdadeiramente portugueses de segunda (não me refiro a alguns médicos de nariz empertigado que tu conhecerás e a quem até se poderá desculpar algumas posturas – pois até são a nata deste pais - os melhores alunos das mossas escolas e que até nem são assim tão bem pagos pelo estado quanto isso...).

Na minha opinião, acho que quem deveria ter sido “ordenado” em primeiro lugar deveriam ser as empresas privadas. Essas sim… Apesar de a grande maioria pouco produzir e se limitar a prestar serviços uns aos outros, conseguem dar-se ao luxo de conceder bons ordenados e regalias aos funcionários. Já para não falar da tendência natural para a fuga aos impostos (como a do diabo da cruz).

Portugueses de 1ª??????????

Um abraço
 
António Concordo plenemente com o Alex.É pena que a maioria dos portugueses não conheça por dentro a maioria dos ditos "privilegiados" porque privilégios não têm nehum.
É uma pena que um governo que se diz socialista ande só a fazer propaganda para denegrir a Função Pública, já faz lembrar a máquina de propaganda da outra senhora - Estado Novo - que informava o povo só daquilo que queria.
Mas nós estamos aqui para lembrar estes senhores que o pvo está vivo e que para o ano vão dar uma volta ao bilhar grande com a sua maioria e clientes que antes tanto criticaram
A.J.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial
Espaço para reflexões sobre Património Cultural, Arqueologia, Historia e outras ciências sociais. Gestão e Programação do Património Cultural. Não é permitida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo deste blog sem o prévio consentimento do webmaster.

Arquivo
setembro 2005 / outubro 2005 / novembro 2005 / dezembro 2005 / janeiro 2006 / fevereiro 2006 / março 2006 / abril 2006 / maio 2006 / junho 2006 / julho 2006 / agosto 2006 / setembro 2006 / outubro 2006 / novembro 2006 / dezembro 2006 / janeiro 2007 / fevereiro 2007 / março 2007 / abril 2007 / maio 2007 / junho 2007 / julho 2007 / setembro 2007 / outubro 2007 / novembro 2007 / fevereiro 2008 / abril 2008 / maio 2008 / setembro 2008 / outubro 2008 / novembro 2008 / dezembro 2008 / março 2009 / abril 2009 / maio 2009 / junho 2009 / julho 2009 / agosto 2009 / setembro 2009 / outubro 2009 / dezembro 2009 / janeiro 2010 / abril 2010 / junho 2010 / setembro 2010 / novembro 2010 / janeiro 2011 / fevereiro 2011 / março 2011 / abril 2011 / maio 2011 / junho 2011 / julho 2011 / agosto 2011 / setembro 2011 / outubro 2011 / novembro 2011 / dezembro 2011 / janeiro 2012 / abril 2012 / fevereiro 2013 / junho 2013 / abril 2016 /




Site Meter

  • Trio Só Falta a Mãe
  • Memórias de Histórias
  • arte-aberta
  • Rede de Artistas do Arte-Aberta
  • Museu Nacional de Arqueologia
  • Abrunhosa do Mato
  • CRDA
  • Instituto Arqueologia
  • Terreiro
  • O Observatório
  • Domusofia
  • O Mocho
  • ACAB
  • O Grande Livro das Cabras
  • Teoria da conspiração e o dia dia do cidadão
  • O meu cantinho
  • Escola da Abrunhosa
  • O Fornense
  • Um Blog sobre Algodres
  • d'Algodres:história,património e não só!
  • Roda de Pedra
  • Por terras do Rei Wamba
  • Pensar Mangualde
  • BlueShell
  • Olhando da Ribeira
  • Arca da Velha
  • Aqui d'algodres
  • n-assuntos
  • Universidade Sénior Mangualde
  • Rotary Club de Mangualde
  • galeriaaberta
  • Francisco Urbano
  • LONGROIVA
  • Kazuzabar