NEOARQUEO
08 novembro 2005
  Casa dos Faros - Santo Amaro de Azurara

Segundo a carta de armas concedida por D. José I, em 26 de Janeiro de 1756, a Bernardo José do Couto da Costa Faro, de Lobelhe do mato, a família dos Faros descendia “do verdadeiro tronco dos nobres e antigas linhagens dos Costas, Sampaios e Coutos que neste reino de Portugal são fidalgos de linhagem e cota de armas”. O mesmo documento aponta-nos para o membro mais antigo da Família, Henrique da Costa faro, fidalgo da casa real, que segundo a tradição, vivia nobremente em Lisboa no reinado de D. Sebastião, sendo degredado para o concelho de Zurara no tempo de D. Filipe I por não seguir o seu partido. Estamos, portanto, no final do século XVI. Nos finais do século seguinte já a família aparece instalada no lugar de Cães de Cima, hoje Santo Amaro de Azurara. A actual casa, construída provavelmente no séc. XVIII, é propriedade do Sr. Eng. Fernando Brito e Faro. Desenvolve-se horizontalmente numa fachada longa e simples, articulada com pilastras lisas e pouco salientes. Pormenor interessante a registar, é o facto da casa estar ligada à capela por uma construção em arco, por passar ali um caminho público que dá acesso ao outro lado da aldeia. É daqui que emerge um magnífico frontão barroco rompendo a linha do telhado, onde é colocado o brasão com as armas dos Faros, Coutos, Sampaios e Costas. A capela, dedicada a Stª Quitéria, não perturba a composição, sujeitando-se às linhas da fachada. Apenas se destaca um frontão quebrado sobre a porta principal. In Casas Solarengas no Concelho de Mangualde, de Anabela dos Santos Ramos Cardoso.
 
<$Comentários$>:
Aqui respira-se sabedoria e conhecimento.
Vou por aqui passando... de vez em quando.
Um abraço.
 
Esta casa é, de facto, muito peculiar. Por ela se passa para o Bairro do Penedo e para o "terreiro" do tanque.
Deixo uma questão ao TSFM: a designação de Cães de Cima era mesmo essa ou era Caes de Cima? Pergunto isto porque a explicação que me deram para esses dois nomes, Caes de Baixo e Caes de Cima, teria a ver com a proximidade do caminho de ferro e de um cais de embarque. E, realmente, nas minhas memórias de miúdo guardo uma imagem com as placas indicadoras ao cruzamento daquela que hoje é a casa da GNR e não consigo "visualizar" o til sobre os A's de Caes.
 
Caro JL o termo deveria ser mesmo cães.
Já nas Inquirições de 1258 aparecem estas duas localidades. Nesta altura ainda nem se pensava em Caminhos de Ferro.
Mais refiro que esta casa está classificada como Imóvel de Interesse Público.
 
Obrigado Pedro. Já agora, há alguma explicação para esse nome ou nem por isso?
 
Realtivamente a Cães de cima ou de Baixo (Santa Luzia), a origem do topónimo não entronca no plural de cão, mas sim no plural de "cale" (>cales>"caes"), que são condutas agrícolas de rega. Vem do latim Canales.
 
Huuummm... Realmente aquela zona é próspera em água e os terrenos dali estão registados como "Barrocas". Interessante.
 
Barrocas, Areais, Areeiro, Penedo, Fontes do vale, Bugalhal etc, etc, muitos registos, todos Sto Amaro de Azurara (Ex. Cães de Cima). Sobre o assunto mais tarde voltarei, concordo desde já com o TSFM no seu último comentário. Depois mais direi sobre a minha terrinha. Quanto a esta casa estar classificada como Imóvel de Interesse Público, é verdade, é pena que as autoridades competentes não o saibam ou então não querem saber. A construção junto a esta é feita sobre o joelho e alguma até, patrocinada pelas entidades responsáveis de Mangualde.
Já agora TSFM, queres uma foto?
 
Meu caro jl, do "Terreiro do Chafariz" é que se passa por baixo do arco da casa, para o "Largo do Paul" e este sim é que tem o tanque e a Capela. Ah pois é, muitos anos a passar por estes "Terreiros".
 
António, envia a foto, claro que gostaria de a ter.
 
desconhecia a etimologia da palavra. não é uma área sobre a qual me debruce muito.
Quanto há construção em volta da casa, se acham que existe indicios de ilegalidades há que o manifestar às entidades competentes, neste caso o Instituto Português do Património Arquitectónico (www.ippar.pt).
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
E a tal pia?! Para os animais retemperarem forças, saciando a sede de uma caminhada, para que os seus donos (que iam descalços) vendessem á cidade o fruto do seu trabalho. Como na imagem não vejo nenhuma pia tenho que perguntar, António, esta imagem é recente ou é posterior a Dom Diogo? A tal pia da “luta” de "alguns" populares existe mesmo? Alguém tem imagens?
 
Greensky, quanto à pia, não tenho foto. Porém, devo dizer-te que os donos dos animais que bebiam nela íam descalços, como afirmas, mas não era à cidade, mas sim à vila; na altura ainda não era conhecido o conceito "MEREC".
 
Santo Amaro de Azurara
Um Povo com História[1]


Santo Amaro de Azurara, assenta num vasto e fértil vale agrícola, o velho núcleo primitivo, dista 1 Km da sede da Freguesia, enquanto que as novas urbanizações das Barrocas, Hortinhas, Tojais, Carcereiras e Mata da Casa de Cães de Cima, ou da Portelada, demarcam a malha urbana da Cidade.

O nome primitivo era Cans de Suso, proveniente do longínquo plural latino canales, mais tarde, séc. XVII, grafou-se Cainz de Sima[2] depois Cãis de Cima; na origem do nome, um local onde havia “canales” canais de irrigação.[3]

Até, que por decreto n.º. 41664 de 6 de junho de 1958, passou a denominar-se Santo Amaro de Azurara, era então presidente da Republica Francisco Higinio Craveiro Lopes, Presidente do concelho de ministros António Oliveira Salazar, ministro do interior Joaquim Trigo de Negreiros. (será que João Lopes antes desta data, já tinha nascido e sabia ler?.)



Povoação muito antiga

As referências a este lugar aparecem em 1211 e 1384 com queixa ao Rei, pelas tomadias e contra a prepotência que certos fidalgos praticavam na povoação de Cãins de Cima. Vexando o povo e violando os seus direitos

Em 1527 aquando do primeiro arrolamento da população, dele se verifica que a população de Caís de Cima era de foram 16 habitantes, enquanto que na sede de Freguesia, São Julião de Mangualde os habitantes eram 37



Nota.

Reforço e acrescento a da origem do nome “ canales de irrigação,” é de salientar o facto de ainda hoje o povo conhecer o lugar de “Vale dos canos” ao fundo da quinta de baixo junto ás Regadas.

Percorrendo a zona desde as lameiras aos areias e todo o vale da lavandeira ás roçadas ao nascente, pode verificar-se a veracidade dos canais ainda hoje bem activos, merecem um estudo aprofundado, porque existiam pequenas represas nos ribeiros e transvasos laterais (poças de pé) com o mesmo significado e complementares uns dos outros, todos se destinavam á rega agrícola.



Alexandre Alves diz que; “Nas Inquisitiones de D. Afonso II, de 1258, aparece grafado CANES, ao modo latino; em 1288, no tempo de D. Dinis, escreveu-se, em vernáculo, CAENS DE SUSO”.

Também se reforça o facto de Caes de Cima se grafar no Seculo XVII Cains de Sima[4]

Cans de Suso e cans de Juso significa canais a montante e canais a jusante. Caes de Cima e Caes de Baixo)

Outra Toponímica de locais em Santo Amaro de Azurara, que não só Barrocas

Lavandeira : derivado Lavand-eira, de “lavar” ( com raíz pré-romana lav “água”): assim, do n. Comum “lavandeira” , corrente (riacho, arroio) onde se podia lavar. Daí muito frequente: 1258 “una lavandeyra”. Topónio muito frequente, devido á corrente de água .



Barrocas : Topográfico e geo-hidrológico: derivado Barr-oca, com barr pré-romano e-occa ( um arroteamento na origem).



Tojal : Derivado toj-al, de “tojo” (origem pré-romana).



Crasto: Nome devido a uma fortificação castreja:


Ribeira : Muito frequente: na “riba” de um curso de água, ou espaço largo e desafogado. Derivado de Rib-eira.
----------------------------------------------------------------------
[1] Recortes do trabalho iniciado, ainda não concluído sobre Santo Amaro de Azurara (por João Ferreira)

[2] Cabido de Viseu. – 10 De Novembro de l685

[3] “ A. Almeida Fernandes. - Toponímia da B. Alta.

[4] Cabido de Viseu. – Escritura de obrigação de sustentação da capela de Nossa Senhora da Concepção 10 de Novembro de.1685.
 
Olá
Sendo eu filha de Luis da Costa Faro, meu avô António da Costa Faro,
meus tios Teresa da Costa Faro e Afonso da Costa Faro-
-----------------------------
António da Costa Faro, nasceu em Sangemil - Gostaria eu de saber quem foram os meus Bizavôs?
Porque deve ter havido registos ..

cumprimentos
Cecília Maria C. Faro
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial
Espaço para reflexões sobre Património Cultural, Arqueologia, Historia e outras ciências sociais. Gestão e Programação do Património Cultural. Não é permitida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo deste blog sem o prévio consentimento do webmaster.

Arquivo
setembro 2005 / outubro 2005 / novembro 2005 / dezembro 2005 / janeiro 2006 / fevereiro 2006 / março 2006 / abril 2006 / maio 2006 / junho 2006 / julho 2006 / agosto 2006 / setembro 2006 / outubro 2006 / novembro 2006 / dezembro 2006 / janeiro 2007 / fevereiro 2007 / março 2007 / abril 2007 / maio 2007 / junho 2007 / julho 2007 / setembro 2007 / outubro 2007 / novembro 2007 / fevereiro 2008 / abril 2008 / maio 2008 / setembro 2008 / outubro 2008 / novembro 2008 / dezembro 2008 / março 2009 / abril 2009 / maio 2009 / junho 2009 / julho 2009 / agosto 2009 / setembro 2009 / outubro 2009 / dezembro 2009 / janeiro 2010 / abril 2010 / junho 2010 / setembro 2010 / novembro 2010 / janeiro 2011 / fevereiro 2011 / março 2011 / abril 2011 / maio 2011 / junho 2011 / julho 2011 / agosto 2011 / setembro 2011 / outubro 2011 / novembro 2011 / dezembro 2011 / janeiro 2012 / abril 2012 / fevereiro 2013 / junho 2013 / abril 2016 /




Site Meter

  • Trio Só Falta a Mãe
  • Memórias de Histórias
  • arte-aberta
  • Rede de Artistas do Arte-Aberta
  • Museu Nacional de Arqueologia
  • Abrunhosa do Mato
  • CRDA
  • Instituto Arqueologia
  • Terreiro
  • O Observatório
  • Domusofia
  • O Mocho
  • ACAB
  • O Grande Livro das Cabras
  • Teoria da conspiração e o dia dia do cidadão
  • O meu cantinho
  • Escola da Abrunhosa
  • O Fornense
  • Um Blog sobre Algodres
  • d'Algodres:história,património e não só!
  • Roda de Pedra
  • Por terras do Rei Wamba
  • Pensar Mangualde
  • BlueShell
  • Olhando da Ribeira
  • Arca da Velha
  • Aqui d'algodres
  • n-assuntos
  • Universidade Sénior Mangualde
  • Rotary Club de Mangualde
  • galeriaaberta
  • Francisco Urbano
  • LONGROIVA
  • Kazuzabar